Thais Dias Designer Gráfico Freelancer

Blog

quanto-custa-meu-design

Livros para designers freelancers

3 livros sobre design que podem ajudar na sua vida de freelancer:

1- Viver de design – Gilberto Strunck

viver-de-design

Livro escrito pelo designer brasileiro Gilberto Strunck, ele mostra o passo a passo de como se estabelecer na carreira.
Tem informações que muitas vezes não são compartilhadas no ambiente acadêmico, como por exemplo: a busca e a relação com os clientes, o cálculo dos custos e do orçamento, precificação, criação de cooperativas e escritórios de design, obrigações fiscais, contratação de terceiros, briefing e administração de projetos, direitos autorais, autopromoção, contratos etc.
É um livro bem objetivo e de fácil leitura.

Compre o livro “Viver de design” na 2AB

 

2- Quanto custa meu design? – André Beltrão

quanto-custa-meu-design

Livro escrito por André Beltrão, voltado para um dos maiores desafios dos freelancers: Lidar com a vida financeira, são diversas dicas, como por exemplo: como organizar os diversos custos fixos e também os variáveis de cada projeto; quando dar descontos; qual a hora ideal de abrir uma empresa; dicas para se relacionar com os clientes (inclusive com os difíceis) e como valorizar o seu trabalho e administrar trabalho/vida pessoal, sem dramas.
É um livro de designer para designer, então não são dicas genéricas, são mencionados exemplos de casos reais do cotidiano de um designer.

Compre o livro  “Quanto custa meu design? ” na 2AB

 

3- O valor do design – Adg Brasil Associação dos Designers Gráficos

valor-do-design

Livro escrito pela ADG, apresenta textos, depoimentos, tabelas, bibliografias, relato de casos: informações das mais diversas naturezas e formatos, produzidos por duas dezenas de profissionais especialmente convidados pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil.
São diversos temas relacionados ao cotidiano de um designer, é falado desde preços, como montar um contrato de serviço à ética profissional no design.

Compre o livro “O valor do design” na Saraiva
Espero que gostem!
Lembrou de algum livro que te ajudou ou ajuda na vida de freelancer? Comenta qui embaixo 🙂